MULHERES LEITORAS:
Representações iconográficas nas obras de Almeida Júnior (1890 A 1900)

Há diferentes maneiras de estudar as representações de mulheres leitoras. Simone Clea dos Santos Miyoshi estuda esta representação nas obras do pintor Almeida Júnior e traz a dicotomia entre o real e o representado elucidando um olhar masculino sobre o feminino.

Mulheres Leitoras propicia o entrecruzamento do olhar da pesquisadora e mulher com o olhar do artista e homem, que se intersecciona com olhares dos leitores e leitoras. A trama cultural estabelecida nestas conexões agrega infinitas possibilidades de representações simbólicas.

A história das mulheres ressalta as dicotomias presentes nas representações femininas ao longo dos tempos. Simone Clea expõe as representações visuais femininas de Almeida Júnior no final do século XIX (1890-1900), onde as protagonistas das imagens são representadas por um olhar do outro, um olhar masculino. As mulheres leitoras saem da invisibilidade a que estavam submetidas e passam a protagonizar lugares outros possíveis de estar, seja na vida privada ou na vida pública.

Qual o papel feminino ideal estabelecido nesta época? Decifrar um pouco deste universo e entender quem são estas mulheres aqui representadas é o diálogo que Simone Clea estabelece com as imagens.

Nesse trajeto a autora observa as imagens e coteja-as com outras obras, o que nos traz para um exercício diário e imagético de cruzamentos do passado e do presente, que nos ajuda a elucidar os percursos históricos vividos pelas mulheres e os ainda a serem suplantados.

Mulheres Leitoras na pintura é uma leitura saborosa onde a história e a memória de um período são construídas nas representações das imagens selecionadas pela pesquisadora.

PraticasDocentes.jpg

R$           (frete incluso*)
* Entregas somente para o território brasileiro

Clique no botão abaixo e baixe grátis.

-

1/0
Registre aqui a sua opinião sobre este livro
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigado pelo envio!