Manual da Internacionalista Recatada

O presente livro reúne entrevistas que, juntas, nos ajudam a compreender este emaranhado de perspectivas, atores e agendas que compõem as experiências das mulheres e populações LGBTQI+ ao redor do globo. No todo, vislumbra-se um manual cuja natureza apresenta-se irônica por essência, já que ele não dispõe normas ou procedimentos totalizantes, mas contesta-os. O título da obra segue então as lições de Oswald de Andrade, para quem a ironia e a paródia são traços de estilo para deglutição antropofágica das heranças hegemônicas. Portanto, contra as ideologias patriarcais que nos querem comedidas, trazemos aqui vozes contestatórias, cuja enunciação recatada ganha um novo sentido, agora voltado para denúncia pública das opressões, violências e silenciamentos impostos sobre os corpos femininos ou feminilizados.
Tal ideia surgiu do diálogo estabelecido entre a equipe do Podcast Chutando a Escada e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (GENERI-UFU). Reunidos pelo interesse de fortalecer a divulgação científica das agendas sobre gênero e sexualidade e de avançar no debate junto à sociedade, vimos uma oportunidade fortuita na transcrição de algumas das excelentes entrevistas realizadas nos programas do Podcast. Desse processo, nasce o livro que conta, ainda, com apoio do projeto “Promoção da Educação em Culturas Populares em parceria com a Universidade” desenvolvido no âmbito da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Em comum, todos os capítulos foram pensados no formato de diálogos acessíveis, diretos e consistentes. Assim, ao percorrer as entrevistas, esperamos que as/os leitoras/es sintam-se integradas/os às conversas, que puxem a cadeira e convidem seus círculos a se juntarem a nós nesse bate-papo. Com isso, exercitamos uma das principais lições que o feminismo oferece para nossa prática política e que consiste na construção de diálogos democráticos, pautados na busca por equidade e no respeito à diversidade. Boa leitura a todas/os.

PraticasDocentes.jpg

R$           (frete incluso*)
* Entregas somente para o território brasileiro

Clique no botão abaixo e baixe grátis.

1/0

-

Registre aqui a sua opinião sobre este livro
Avalie-nosRuimNão muito bomBomMuito bomÓtimoAvalie-nos

Obrigado pelo envio!